Era Vargas.

Introdução

Inicialmente para entendermos esse processo importante para a História brasileira, temos que lembrar como o Brasil se encontrava antes desse período chamado Era Vargas.
Anteriormente o Brasil estava isolado em setores econômicos, na região Norte temos a produção da borracha, Nordeste produção de cana de açúcar, Sudeste produção de café, e no Sul a prática da pecuária, ou seja sua economia se baseava no setor primário, em que todos esses produtos eram exportados para outros países a fora, assim o Brasil recebe o nome de país Agroexportador. Na política ainda permanece o Sistema Oligárquico, se destacando as Oligarquias de São Paulo e Minas Gerais.
Em 1929, vamos ter uma grande crise devido a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York nos EUA, mas o que causou a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York ?
Após a Primeira Guerra Mundial, os países da Europa se encontravam arrasados economicamente, já os EUA não, eles prosperaram, suas indústrias estavam fervendo, havendo uma superprodução de mercadorias, das quais eram exportadas para esses países da Europa.
Porém com o tempo os países da Europa conseguiram se reestruturar, daí começa o problema, pois a partir do momento em que esses países se recuperam os EUA vai ficar sem um mercado para vender suas mercadorias, como consequência da superprodução há uma superlotação de mercadorias, congelando as indústrias, paralisando o comércio, levando a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York, devido a alta produção e o baixo consumo em massa.
(Pois como sabemos os principais fatores que sustentam o Sistema Capitalista são superprodução e alto consumo em massa, a partir do momento em que temos uma superprodução e um baixo consumo em massa, não há movimentação de capital, sendo a falência do Sistema Capitalista).
A crise também causou a desvalorização das exportações, a partir dai entra o Brasil, pois o Brasil era considerado o maior produtora de café do mundo e o EUA sei maior consumidor, com a desvalorização das exportações de café a economia brasileira será afetada, por ser o produto destaque na economia, enfraquecendo as Oligarquias cafeeiras, cujas tinham maior influência e poder no país.
(Pois como diz o filósofo Karl Marx, a economia está ligada a política, se você não vai bem economicamente você não está está politicamente).
Mas esse é apenas o ponto econômico que favoreceu a entrada de Getúlio Vargas, já o ponto político foi quando Minas Gerais rompeu com São Paulo, devido o presidente Washington Luiz não ter aliado o candidato mineiro Antônio Carlos.
Após Minas Gerais romper com São Paulo, ela cai se aliar outras Oligarquias formando a Aliança Liberal (AL) , que vai lançar Vargas ao poder, iniciando a Era Vargas e o Governo Provisório, dando fim à República Velha.

Governo Provisório (1930 -1934)

Nas eleições de 1930 Júlio Prestes foi o vencedor, porém todas as forças do país estavam do lado de Getúlio Vargas, entrando assim no poder de forma indireta e sem democracia, dando início ao Governo Provisório, com o Golpe de 24 de outubro.
(Quando falamos nas Eleições de 1930 e na Revolução de 1930, vamos ter o rompimento de Minas Gerais com São Paulo. Após esse rompimento Minas Gerais vai se aliar a outras oligarquias formando a Aliança Liberal (AL), que era uma frente de oposição contra a candidatura do paulista Júlio Prestes. Tinham como principais Oligarquias aliadas à do RGS, os gaúchos como candidato Getúlio Vargas e a Oligarquia da Paraíba com o candidato João Pessoa).


O Governo Provisório tinha como objetivo organizar o país até a promulgação de uma nova constituição, ocorrendo mudanças consideráveis (radicais) na estrutura política e na sociedade brasileira, essas mudanças ficaram conhecidas como Revolução de 1930.
Em relação as Oligarquias incluindo a cafeeira, elas ainda tinham um papel decisivo a representar no novo governo, porém não iriam exercer o poder de forma hegemônica, não evitando descartar esse ou aquele grupo político quando as circunstâncias o exigissem.
Na fase provisória Vargas tomou as primeiras medidas centralizadoras, enfraquecendo o Legislativo e fortalecendo o Executivo, isso refletia a necessidade de satisfazer as diversas forças políticas, gaúchos e mineiros dominavam os ministérios, gaúchos como: Osvaldo Aranha (Justiça, fazenda), Assis Brasil (Agricultura), Lindolfo Collor (Trabalho), e os mineiros Afrânio de Melo Franco (relações exteriores) e Francisco Campos (Educação, Saúde). Políticos do PD e da Oligarquia Paraibana também ocuparam cargos importantes.

Entretanto a força desse Governo estava nas lideranças Tenentistas, Vargas nomeou tenentistas para o cargo de interventores de confiança em cada estado, se destacando nomes como João Alberto (SP), Juracy Magalhães (BA) e Juarez Távora (NO).
O Tenentismo que combatia a República Oligárquica estava empobrecido, por não possuir uma linha política ou partidária. Já outros tenentes já se simpatizavam com o Fascismo, do qual estava em ascensão em vários países, formaram as Legiões Revolucionárias com o objetivo de atrair operários e desempregados, cada vez numerosos devido a Crise de 1929. Essa parte de direita do Tenentismo organizou-se através do chamado Clube 3 de outubro.
A divisão dos tenentes entre as tendências de direita e esquerda e o progressivo fortalecimento do poder pessoal de Vargas, levaram ao esvaziamento do Tenentismo. Além da presença do Tenentismo o Populismo foi uma característica dominante da Era Vargas.
Vamos ter também a defesa do setor cafeeiro, visando a apoio dos cafeicultores Vargas apoiou a cafeicultura até então abalada pela crise de 1929. Para isso ele buscou renovar a antiga política de valorização do café sob rígido controle do Governo Central, com o CNC (Conselho Nacional do Café) e o estímulo a indústria.
Com a falta de compradores devido à crise, tínhamos grandes estoques de café, e em 1931 o governo decidiu fazer a queima desses estoques invendáveis, algo que trouxe consequências benéficas para a economia, a curto prazo, pois ajudou a manter o funcionamento do restante da economia brasileira.
Graças a atividade cafeeira, foram sustentadas as atividades as atividades comercial, bancária, ferroviária e a indústria nacional. Todos esses setores dependiam da cafeicultura, com isso após algum tempo o país superou a crise de 1930


Avatar de Studiumestscientia

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora